As supermodelos dos anos 90, as inigualáveis Christy, Cindy, Linda, Elle, Naomi, Kate e companhia apanharam-me em plena adolescência, daí o fascínio desavergonhado e  tratá-las todas pelos nomes, porque eu gostava mesmo de as ver por todo o lado.

Elas estavam mesmo em todo o lado e eram tão surreais naqueles corpos de amazonas e rosto perfeito que nem dava para ter inveja ou cobiça. Eram inatingíveis na sua beleza, não havia igual, tudo bem.

Com o passar dos anos passou a febre das super modelos e o seu lugar nas capas de revistas foi sendo ocupado por actrizes e cantoras, também elas cada vez mais bonitas e altas e magras, voltando as modelos a ser isso, modelos.

Mas as Top Models eram afinal bem reais e como a todas nós, também lhes passaram 20 anos (25…) em cima e agora surgem novamente, um pouco por todo o lado, mostrando o que é estar SUPER bem aos 40 e muitos, 50 anos.

Numa altura em que se desbrava o caminho do pro-aging, da normalização de todas as idades, pesos e corpos na publicidade e media, estas mulheres, apesar de estarem longe de ser a girl next door, podem mostrar que são tão melhores no seu trabalho, por serem mais experientes, do que quaisquer outras miúdas vinte anos mais novas. Numa profissão tão dependente de beleza e juventude, em que elas eram tão perfeitas, isto quer dizer muito.

Benzidas pela genética, com caras mais ou menos mexidas por dermatologistas e afins (não muito, arrisco dizer, definitivamente não demasiado, o que se notaria sempre imenso, em botox e fillers a mais), mas decididamente muito cuidadas, é seguro dizer que têm amadurecido bem. Mais, estão ainda mais bonitas! Continuo fã como há vinte anos… (25!).

Christy Turlington, Naomi Campbell e Kate Moss, 1995.

Para Versace, back in the day e no ano passado.

Kate Moss

Stephanie Seymore

Eva Herzigova

Cindy Crawford

Claudia Schiffer

Tatjana Patitz

Linda Evangelista

Helena Christensen

Elle MacPherson, aka The Body

Elle com o filho mais novo

Karen Mulder

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.