Muitas vezes recebo mensagens da nossa comunidade no Instagram a perguntar que marcas, produtos ou passos essenciais aconselho para si.

É sempre difícil aconselhar alguém sem mais dados do que o escrito numa mensagem, o ideal será sempre falar pessoalmente, ou pelo menos directamente, conhecer um pouco da vida e caratcterísticas da pessoa, as suas queixas, as suas preocupações, necessidades, o seu budget e preferências.

Hoje recebi mais uma mensagem a pedir algumas dicas e passos para uma rotina de cuidados de pele simples e on a budget, de uma querida leitora, para começar bem o mês de Setembro, e resolvi arregaçar as mangas e fazer uma excursão pela parafarmácia e supermercado (o meu habitual é o Jumbo) a dar umas ideias e sugestões.

Podem ver tudo pelo Instagram e por aqui, ficam as ideias chave mais direitinhas:

1 – O nosso momento de cuidados pessoais, o nosso ritual de beleza de manhã e à noite, deve ser um momento de prazer, ainda que nos levem apenas 5 minutos. Seja pela textura, o aroma, o bem que nos sabe sentir que estamos a mimar-nos, podermos transformar esses minutos num mini ritual de prazer com produtos que nos dêem gosto usar traz mais do que os benefícios do produto em si, traz um exercício diário de auto-estima através do nosso auto-cuidado. Escolher produtos que nos tragam essa alegria acrescida é meio caminho andado para eles nos porem (ainda) mais bonitas.

2 – O pack mais básico que eu sugiro para uma rotina muito simples mas eficaz pode resumir-se a três produtos (que são 4, na verdade, mas são três passos):

  1. um produto de limpeza – o mais básico é que seja de uso com água, como espuma ou gel de limpeza.
  2. um tónico – há quem não o considere essencial, eu não o levo de férias, por exemplo, mas para uma rotina simples de beleza e prazer, é o produto ideal para refrescar e preparar a pele entre a limpeza e a hidratação. Mais: faz a prova do algodão depois da lavagem e já pode aportar ingredientes que tenham uma acção hidratante, anti-idade ou até anti-manchas
  3. um creme, sempre tendo em conta o nosso tipo de pele e necessidades:

– um de dia, que pode ser bem simples, não mais que um hidratante, sempre com SPF elevado e proteção UVA e UVB. Quem não queira investir num creme e num protector solar à parte, procure antes um bom protector solar com poder de hidratação. (um bom protector solar será também um bom hidratante e o mais importante de dia, é a proteção solar, sem dúvida)

– um de noite – não poderá ter proteção solar, pelo que podemos aproveitar para investir um pouco mais na sua performance, pois terá a missão de restabelecer a nossa pele das agruras do dia e tratar as nossas preocupações (manchas, rugas, imperfeições…)

Podemos ter um bom protector solar como creme de dia e um creme especificamente de noite. Podemos escolher um creme que possa ser usado de dia e de noite e conjugá-lo com protecção solar de dia.  O importante é adoptar um passo que hidrate e proteja de dia, hidrate e trate de noite.

3 – Se pudermos juntar a este pack básico de três produtos mais um passo, escolheria um Sérum. Adoro séruns! Pelo plus que aportam em termos de princípios activos que melhor penetram na pele, porque são uma primeira camada mais fina de cuidado, pela ação a favor das características da nossa pele (um extra de hidratação, ou de acção anti-manchas, ou de matificação da pele oleosa, por exemplo), um sérum será sempre uma mais valia na nossa rotina diária.

4 – Se pudermos juntar só mais um passinho ao ritual mais básico, seria um cuidado específico para a zona dos olhos, sobretudo à medida que a nossa pele vai amadurecendo, perdendo colagénio e oxidando (literalmente haha!). A zona delicada dos olhos, por ser mais fina e sempre vulnerável vai mostrando mais sinais de envelhecimento e merece um creme com uma textura e ação própria e que não agrida os olhos, por outro lado.

5 – Para a melhor relação qualidade/preço, apostaria em marcas de farmácia: em Portugal as marcas de farmácia são bem baratas, sobretudo quando comparadas com o preço que podem atingir as de perfumaria e curiosamente com o preço (cada vez mais elevado) a que podem chegar as marcas de supermercado. Os preços médios para as linhas de limpeza e hidratação não ultrapassam os 15/20€ por produto e facilmente encontramos promoções, coffrets e tamanhos reduzidos que nos permitem encontrar a um bom preço bons produtos a escolher.

6 – Naturalmente que quanto mais se exige em termos de performance de um produto, mais caro ele fica, sobretudo quando falamos de acção anti-envelhecimento cutâneo. Os produtos têm ingredientes mais sofisticados e em concentrações mais elevadas, princípios activos mais complexos que encarecem os produtos.

Mas não se esqueçam, o melhor creme anti-rugas é a proteção solar e o segundo, é a simples hidratação (seja por creme, óleo, bebida (águinha!) e comida boa), pelo que não precisamos de investir muito para ver uma mudança radical entre uma pele que nunca é tratada e uma pele cuidada.

7 – No supermercado, podemos cada vez mais facilmente encontrar produtos com boa performance, mas em princípio (não regra!), a concentração dos ingredientes e princípios activos será menos elevada do que noutras marcas de farmácia ou perfumaria, razão pela qual serão mais baratos. Além de as texturas não serem tão interessantes. MAS! Nunca esquecer que tantas e tantas vezes o preço elevado de um produto é nada menos do que marketing e lucro, por isso não há que menosprezar a bondade das marcas de supermercado, principalmente se forem desenvolvidas e embaladas paredes meias com marcas irmãs de perfumaria tão mais caras… e nem preciso de referir marcas, pois não?

8 – Também no supermercado, por ser uma tendência e exigência do mercado, cada vez encontramos mais linhas bio, orgânicas ou com cuidado na seleção dos seus ingredientes de origem natural, o que nos pode trazer produtos muito interessantes, muito agradáveis e prazerosos a um preço bem convidativo. Encontro autênticas pérolas nas prateleiras do supermercado, não há nada que me dê mais gozo do que trazer por três euros uma pequena maravilha!

9 – Quem tenha pele sensível ou receio de perfumes e ingredientes mais agressivos para a pele, aposte em linhas para peles sensíveis, idealmente nas farmácias.

10 – Podem encontrar aqui as marcas que mais gosto de usar on a budget, na farmácia e supermercado. Adoro a Caudalie (que tem preços um pouco acima da média de farmácia, mas é excelente), Bioderma (adoro as águas micelares, linha sensibio (peles sensíveis) e protectores solares), Uriage (adoro os hidratantes e produtos solares), Nuxe (um pouco mais cara que Avene ou Vichy, mas uma experiência cheia de prazer). Sou mesmo fã de marcas de farmácia!

Para supermercado, fui ao Jumbo, é o meu supermercado habitual, com uma muito boa seleção de Bio. Também oiço maravilhas sobre tantas outras marcas como SVR (de farmácia) ou Cien (do Lidl), que pessoalmente (ainda) não usei, mas que terão uma óptima relação qualidade-preço.

Qual é o vosso pack básico de cuidados com a pele? Quais são os vossos achados on a budget? Partilhem aqui nos comentários ou pelo instagram.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.