Já tinha falado por aqui (e também aqui) que a primeira linha de protecção e simultaneamente rejuvenescimento da nossa pele passa pela sua limpeza profunda.

Neste momento tenho o meu ritual de limpeza profunda da pele bem enraizado e oleado. Já vai longe o tempo em que me deitava sem desmaquilhar; agora, por muito cansada que esteja, nem que seja com toalhetas, nem que seja com água e sabão, maquilhagem na cama é que não!

(Rima e é verdade)

Não é para menos, tenho bem presente que apenas uma pele perfeitamente limpa poderá receber plenamente todos os benefícios que qualquer tratamento rejuvenescedor poderá proporcionar-nos. Sem uma pele limpa, nem as toxinas saem, nem os nutrientes entram, é tão simples quanto isto. A pele, como órgão vivo e dinâmico, consegue auto-regenerar-se, mas não consegue auto-limpar-se. E quanto mais limpa estiver, mas sem agressões, melhor conseguirá regenerar-se. Faz todo o sentido!

Assim sendo, se não pudermos fazer mais nada pela nossa pele a cada dia, limpá-la cuidadosamente é aquele cuidado que não pode mesmo faltar. E é tão simples!

O meu ritual de limpeza neste momento consiste então basicamente no double cleansing, que, tal como o nome diz, consiste em limpar duas vezes o rosto, havendo dois momentos de limpeza com produtos distintos, um para desmaquilhar e outro para limpar.

Desmaquilhar é diferente de limpar. São gestos diferentes, que precisam de produtos diferentes. Não basta num só momento tratar de ambas as situações, assim a pele não ficará livre de toda a sujidade.

A pele limpa-se sempre, de noite e mais levemente de dia, sempre com o fim de livrar a camada superficial da pele de células mortas, impurezas, poluição, agentes que podem causar inflamação ou outros estragos na pele. Desobstroi os poros e prepara a pele para os tratamentos dermatológicos seguintes.

Quando usamos maquilhagem, temos depois de retirar todos os seus vestígios, seja pigmentos, óleos, ceras e ainda poluição. São dois passos distintos, porque limpar é uma necessidade constante, a desmaquilhagem é condicional.

Durante muito tempo, e porque a minha maquilhagem é muito leve (e cada vez mais), deixava a desmaquilhagem apenas nas mãos da água micelar.

No entanto, há ja algum tempo que tenho usado óleo desmaquilhante e, se de início não gostava muito, agora estou a habituar-me à suavidade deste passo e começo sempre com ele. Espalho um pouco de óleo em todo o rosto seco, passo inclusive por cima das pálpebras com os olhos fechados para retirar a máscara de pestanas e depois de massajar e dissolver a maquilhagem, retiro com água.

Um fiel amigo da minha rotina de limpeza e cuidados dermatológicos em geral é a minha Gant de toilette (prefiro dizer assim do que manápula hahaha), que mais não é do que uma luva ou toalhinha de turco que, embebida em água fria ou quente (prefiro fria), num só gesto retira o que, sem ela, levaria passagens infinitas de água para retirar. Assim, garanto que retiro cuidadosamente todo o óleo (e depois espuma e ainda máscaras e esfoliantes, dá para tudo) antes de uma última passagem de água. Poupo tempo e água.

Depois de retirar o óleo, embebo um disco de algodão em água micelar para limpar qualquer vestígio de maquilhagem e garantir que nada fica para trás. Neste momento, a água micelar faz a ponte entre a desmaquilhagem e a limpeza.

Há quem apenas desmaquilhe com água micelar (eu fazia, e continuo a fazer quando tenho pouca ou nenhuma maquilhagem), há quem prefira leite de limpeza ou bálsamos, de textura mais consistente que o óleo líquido. Eu prefiro o combo

óleo + água micelar + gel de limpeza

De facto, como não quero deixar a água micelar na pele, passo então ao segundo gesto da minha rotina de limpeza, o LIMPAR.

Aqui passamos de um produto de base oleosa, para um gel de limpeza com água, ideal para limpar em profundidade os poros e garantir que a limpeza é eficaz e deixa a pele lisinha. Para garantir a melhor limpeza possível, gosto de usar nesta fase a minha Foreo, é turbinar a limpeza! Espalho o gel pelo rosto ou ponho directamente na Foreo e limpo a pele durante o preset da foreo, cerca de 2 minutos, 15 segundos em cada zona do rosto.

Aqui ficam os produtos que tenho usado ultimamente ou mais recomendo, estou muito satisfeita com esta rotina.

Óleo Desmaquilhante Caudalie

Água micelar Caudalie

Também sou grande fã da Água micelar Bioderma, não podia deixar de recomendar

Gel de limpeza Uriage

Foreo Luna 2

Na Shop ficam outros produtos que também recomendo, adoro a espuma de limpeza da Caudalie, o gel da Avene é um clássico para a pele oleosa e o creme que se transforma em espuma da Estée Lauder /Clinique é muito agradável.

Depois da limpeza, passo um tónico (com um disco de algodão) ou essência (directamente com os dedos), ponte de frescura e cerrar de poros entre a limpeza e os cuidados dermatológicos seguintes.

A minha pele tem reflectido os cuidados que tenho tido, sinto-a mais estável, menos entre extremos de secura e oleosidade, sem borbulhas, que tinha sempre e agora apenas aparece um ou outra hormonal (pouco pronunciadas e pouco duradouras, noto imenso isso).

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.