As mãos, a par do pescoço, denunciam a nossa idade de forma implacável, num instante. A pele fica mais fina, mais solta, enrugada, manchada. Há que cuidar delas, HOJE.

Em primeiro lugar: usar creme para as mãos. Várias vezes ao dia. Todos os dias. Sim, sem dúvida, se quisermos manter a pele mais exposta do nosso corpo o mais jovem possível, o máximo de tempo possível. Encontrem um (ou vários cremes) que não seja demasiado gorduroso e que seja absorvido rapidamente, para que não seja desconfortável ou uma perda de tempo usá-lo. Além disso, vale a pena ter também uma versão mais espessa e cremosa para a noite que apliquemos antes de dormir, massajando bem dedos, pulsos e cutículas.

Segundo: manicure feita, sempre que possível. Por razões óbvias, nem é preciso alongar-me. Se o verniz estala para além da pontinha suportável – para mim é sempre a ponta de um iceberg que só tem fim quando todo o verniz está roído… – mais vale remover tudo com atenção aos resíduos nos cantos e passar um bom creme. Mais vale nada do que verniz meio descascado.

Mais: usar luvas para lavar a loiça, descascar batatas ou cuidar do jardim. Sim, eu sei que nem sempre dá jeito, que nos esquecemos, que queremos saltar as luvas para despachar a tarefa, mas é realmente importante. As nossas mãos agradecerão. Afinal, ninguém quer ter mãos ásperas e agredidas. Queremos sim mãos sedosas e suaves, a serem usadas expressivamente em conversas sem fim.

Se comprou um hidratante facial que não lhe agrada, passe a usá-lo nas mãos (ou no decote, já agora). Não desperdiça o seu dinheiro e as mãos ficam a ganhar com as propriedades mais ricas do creme facial.

Eu tenho cremes para as mãos em todos os lugares onde me detenha por mais de dois minutos seguidos. Na secretária do escritório, à cabeceira da cama, um pequeno tubo na minha carteira, no carro, na casa de banho, na cozinha e provavelmente em dez outros lugares. Os cremes vão sendo diferentes – eu gosto da variedade e tenho a sorte de receber algumas novidades, como este da Uriage.

Quando a pele das mãos envelhece e começa a ficar com sardas e manchas, um truque a que algumas mulheres que não perdoam recorrem passa por aplicar um pouco de base para disfarçar as manchas. Nada é deixado ao acaso. Mais vale isso do que usar luvas de ciclista como a nossa vizinha Madonna…

Aqui ficam alguns dos meus preferidos:

One thought on “CUIDAR DAS MÃOS”

  1. São cremes a mais. Esta nova geração assusta-me. É tudo “muito”,ou seja têm tendência para o exagero em tudo. comida, filhos, corpo, etc, , etc. Eu tenho a 54 anos e uso creme uma vez por dia, da Cien, lidl. E acredite tenho umas mãos ótimas. E só ponho
    uma vez por dia, quando me visto.
    A vossa obsessão pela perfeição tem a outra face. Fjcam velhas antes do tempo pois andam sempre stressadas com a perfeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.