Eu juro que passei o verão assim, a besuntar SPF 50 no rosto e com chapéu sempre enterrado na cabeça, mas ainda assim, a pele ficou morena, manchada e com a textura mais irregular. Agora que o Verão chegou ao fim, voltam as rotinas, incluindo as rotinas de cuidados dermatológicos, com o meu rosto, sobretudo para tratar e prevenir manchas, manter a a firmeza da pele e esbater rugas. As frentes são várias, mas não é uma guerra, são os cuidados que a minha pele merece para revelar o seu melhor, para se manter lisa, clara e jovem por muito tempo, com prazer e momentos de bem estar só meus. A lisra de cuidados é extensa, e tudo segue uma ordem, mas também vai pelo que a pele me pede e a disposição e tempo permitem. Tenho de deixar aqui tudo para ir visualizando o processo!

Aqui ficam então os pontos que procuro seguir com dedicação:

  1. Limpeza é primordial! Diria que é o ponto mais importante da rotina de cuidados, pois uma pele limpa tem a capacidade de se regenerar sem ajuda de cremes, mas uma pele obstruída não vai conseguir fazê-lo. Além disso, a pele limpa fica com os poros desobstruídos, fica mais lisa, fica livre para receber os benefícios dos cuidados dermatológicos e fica mais saudável, enfim. Em breve teremos um post só dedicado à limpeza correcta da pele e todos os produtos que podemos usar.
  2. A limpeza da minha pele: desmaquilhagem com água micelar ou óleo, lavagam com um gel de limpeza (gosto do doublecleansing e da certeza dos benefícios dessa dupla limpeza), tónico (com disco de algodão) e por vezes essência.
  3. Esta temporada introduzi um passo que me está a dar muito prazer e do qual vejo benefícios imediatos, uma boa massagem facial para lifting e alisamento de rugas! Para as minhas rugas de expressão na testa, bigode chinês ou rugas no sulco nasogeniano tem resultado, já noto diferença e ainda por cima é relaxante! Faço entre a desmaquilhagem e a segunda limpeza, mas vou falar melhor sobre a massagem facial em breve.
  4. Ordem de trabalhos (de noite):

Desmaquilhar & Limpar (double cleansing)

Tonificar – essência (opcional)

Sérum

Creme de Olhos

Creme de Rosto

 Óleo (opcional)

Hidratação de Lábios

Hidratação de Mãos (ainda na casa de banho, deixei de o fazer já deitada e nunca mais deixei de fazer)

5. O que vai para o rosto vai para o pescoço e por vezes também para o colo e o resto ainda vai para as costas das mãos. Tudo se aproveita e as zonas mais expostas têm cuidado extra!

6. A partir do tónico, gosto de esperar entre 10 a 20 minutos entre cada passo para deixar absorver e actuar a solo antes do passo seguinte. Como gosto de fazer a rotina de noite enquanto relaxo e vejo um pouco de TV, o tempo passa bem, vou relaxando e vou cuidando.

7. Mascaras e esfoliação uma a duas vezes por semana, entre a limpeza e os tónicos.

8. Ingredientes e princípios activos:

De dia: Sérum: vitamina C e/ou super hidratação mas de textura líquida (ácido hialurónico) ou um sérum muito ligeiro e boa base de maquilhagem, SPF máximo como creme hidratante, este ano vai ser religioso!

De noite: voltar aos ácidos anti manchas, anti rugas de noite: ácido hialurónico (todas as noites), ácido glicolico, ácido retinoico (duas a três vezes por semana). Já tinha falado sobre estes cuidados aqui e aqui

(Se não vir melhorias com o ácido hialurónico e acído retinóico, ver com dermatologista sobre outros princípios activos ou tratamentos, como por exemplo, hidroquinona ou experimentar ácido gógico para as manchas persistentes (acima do lábio).

Neste post eu não falo de produtos porque eles vão mudando, mas a rotina não. Para saberem o que eu vou usando ou recomendo, vejam neste destaque do Instagram ou podemos falar directamente por mensagem no insta ou e-mail

O que eu pretendo com isto tudo é adiar qualquer intervenção dermatológica mais invasiva, contando com bons ingredientes, boas rotinas e uma vida que me cuide de dentro para fora. Não quero combater os sinais de envelhecimento a todo o custo nem parecer mais nova, nem gastar rios de dinheiro, nem ficar obcecada com a miníma ruga ou alteração. Uma pele bonita não é necessarimente uma pele esticada e jovem, mas sim uma pele bem cuidada e que está no seu melhor, na sua idade. Quero ter prazer com os meus cuidados pessoais, quero com eles também cuidar de mim.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.