Os cuidados com o envelhecimento cutâneo estão cada vez mais no topo das minhas prioridades de beleza e bem-estar, que por sua vez andam de mãos dadas nos meus quase 41 anos (já dia 1 de Fevereiro! – adoro fazer anos!). Cuidar de mim vem de dentro para fora e nessa parte de fora, o que escolho usar na pele é 90% desses cuidados. Venham eles porque fazem toda a diferença – cada vez mais ando pelo mundo apenas de cara lavada e cremes, como acima!

Se têm preguiça para a versão escrita, aqui podem ouvir a versão áudio deste post:

À semelhança dos anos anteriores (muitos desses favoritos continuam em alta rodagem), em 2019 tive a oportunidade de experimentar os últimos lançamentos, produtos de culto ou ainda produtos que chamaram a minha atenção de muitas marcas de dermofarmácia e cosmética, quer oferecidos, em parceria ou comprados. Fui partilhando aqui e no Instagram (tanto no feed como em stories, compilado nos destaques) a minha experiência e preferências, mas deixar aqui o meu top do ano passado é um exercício de reavaliação e conclusão que deixa assente o que mais gostei e o que é para continuar e mudar neste ano 2020.

Então, sem ordem e reduzindo a cerca de 10 produtos, para não saturar em demasiada informação, aqui ficam as melhores descobertas de 2019:

  • Cuidados com a pele do Rosto:

Vichy Liftactiv Fresh Shot Concentrado, descobri no final de 2018 e agora mesmo já é a terceira vez que estou a fazer uma “cura” com ele. Trata-se de um concentrado antioxidante  intensivo, com vitamina C pura (15%), vitamina E, neospiridina e ácido hialurónico, para uma ação intensiva antioxidante, anti-manchas, anti-inflamatório, estimulante da produção de colagénio. Ajuda a revitalizar, tonificar e dar firmeza à tez. É um tratamento de 10 dias (que eu uso por cerca de 13, porque uso até acabar o frasquinho e são sempre mais uns dias que 10), que actua sobre os factores de envelhecimento (stress, idade e radiação solar) e fadiga (tez baça, falta de luminosidade, rugas e flacidez). Protege contra as agressões externas diárias, pelo que é ideal para uso diurno – uso sempre de manhã sobre a pele limpa ou tónico. A seguir uso por vezes outro sérum, como o da linha Resveratrol Lift, da Caudalie, também ele favorito deste ano e anti-oxidante e refirmante, e por fim sempre aplico um hidratante com alta proteção solar. Gosto de o usar durante ou após um período de agitação, como agora no início do ano, depois dos excessos das festas e neste inverno rigoroso e noto que alisa as linhas, rugas e manchas, eu sinto a minha pele mais tensa, esticada. Estimula a produção natural de colagénio. Reequilibra, reforça e regenera para uma tez mais uniforme e luminosa. De rápida absorção, é líquido, com aplicação oleosa, mas depois não deixa a pele oleosa, apenas ligeiramente pegajosa. Em apenas 10 dias, a pele fica com um aspecto mais jovem e repousado. Ideal para todo o tipo de pele.

Por falar no Sérum Resveratrol Lift, toda a linha Resveratrol Lift da Caudalie tem-me acompanhado este Outono/Inverno, aumentada este ano, sendo os meus produtos preferidos o creme de olhos, muito leve e óptimo para usar de dia com maquilhagem, o sérum, que posso facilmente usar a solo ou a acompanhar outros activos ou séruns anti-oxidantes que use e o creme tisana de noite, altamente hidratante, reconfortante e o preferido para usar quando uso o meu amado ácido retinóico (que tem um efeito secundário de ressecar a pele). Os ingredientes estrela da linha são o resveratrol de videira®, péptidos e ácido hialurónico, pelo que é uma linha com ação anti-oxidante e agente de firmeza poderosa, para saberem mais podem ler o que já tinha escrito neste post.

Por falar em Ácido hialurónico, este foi um activo ao qual continuei a dar muita atenção este ano, porque sinto que a minha pele está a ficar mais seca, ou por vezes está desidratada e a ação repulpante e rehidratante deste ácido, que se dá muito bem com outros ácidos e ingredientes que eu procuro, preenche as minhas necessidades com boa utilização. Além de ser encontrado em outros produtos preferidos, encontrei-o em grande concentração nos séruns da Novexpert ou da Gold Tree, que posso recomendar porque foram os meus preferidos. Ambos são muito semelhantes na experiência de utilização, pois são géis transparentes de base aquosa, rapidamente absorvidos e ligeiramente pegajosos, mas que mesclam lindamente com outro produtos. Usei de dia ou noite, como sérum único ou em conjugação com outros.

A Niacinamida (Vitamina B3) foi outro activo que entrou no meu glossário de beleza para não mais sair. Eu já tinha falado sobre esta vitamina aqui  e desde então já posso dizer que AMO a Niacinamida a 10% + Zinco 1% da The Ordinary. Tenho-a sempre à mão na semana das borbulhas hormonais, para atacar essa pele desruptiva e secar as borbulhas no acto. O sérum leve infunde a pele com uma dose intensa de niacinamida (10% – segundo ingrediente), cujo efeito minimizador de imperfeições e descoloração foi comprovado. A adição de sal de zinco equilibra a fórmula, ao ajudar a regular a produção de sebo, para uma pele visivelmente mais purificada e reafirmada. Resulta muito bem, a textura gel muito aquosa é rapidamente absorvida, não esfarela e não interfere com outros ácidos (pode ocorrer irritação com vitamina C, mas tenho usado ou um ou o outro e nos cremes não noto nada).

O Sérum Vinoperfect da Caudalie já vem pelo menos de 2018 e merece menção agora porque foi uma constante do ano passado, usei um frasco atrás do outro, já vou no terceiro, sempre combatendo manchas de imperfeições e idade. O sucesso deste sérum na minha rotina prende-se com o facto de ser muito agradável de usar e conjugar com outros activos, poder ser usado de dia e de noite, incluindo na praia, em pleno verão, o que faz com que seja um queridinho de todo o ano. Este é um sérum concentrado em Viniferina que previne e corrige as manchas de hiperpigmentação, uniformizando a pele e conferindo-lhe um aspecto luminoso. Eficaz também na redução das marcas de acne anterior, manchas de pigmentação gravídicas e na pele intoxicada. A sua textura não contém óleo, pelo que pode ser utilizado por todos os tipos de pele, mesmo as oleosas.

  • Protector solar: Sempre!

O preferido com cor foi o Melan 130+ Pigment Control Mesoprotech da Mesoestetic. Comprei na InBeauty Clinic, no Parque das Nações, que trabalha apenas com esta marca em gabinete. Ele não deixa cor com muita pigmentação, nem tem cobertura alguma, deixa antes um tom bonne mine no rosto, que fica como que mais coradinho. O nível de proteção é altíssimo e tem uma ação específica anti manchas, mas a textura é muito líquida, com um acabamento ligeiro, apesar de brilhante, sendo a única coisa que não me agrada, porque tenho sempre de rematar com um pó matificante.

Sem cor, estou a gostar muito e quase a acabar o protector 50+ Uriage Bariésun Anti-Manchas fluido solar anti manchas, muito líquido e que fica óptimo com maquilhagem e outros cremes. O problema de muitos protectores solares é serem muito espessos, ou deixarem filtro branco, ou esfarelarem com outros cremes ou maquilhagem, sobretudo à medida que o nível de proteção vai subindo. Não é o caso destes protectores, pelo que estão de parabéns!

  • Corpo:

Este ano continuei fã dos produtos Collistar, são um autêntico spa em casa, sobretudo da máscara esfoliante de banho – Fango-scrub Rimodellante, mas o destaque de novidade em 2019 vai para…

 

  • Protectores solares

Caudalie em óleo solar sublimador e spray solar muito liquido. Eu adoro protectores solares para o corpo em óleo e a Caudalie lançou a sua linha de protectores solares que me satisfez por completo. Da alta protecção com capacidade de bronzear ao aroma, passando pelos ingredientes seleccionados, tudo nestes protectores é excelente! De facto, as fórmulas leves e suaves têm uma combinação de ingredientes únicos: sistema de filtros de largo espectro UVA/UVB, complexo antioxidante exclusivo (polifenóis de sementes de uva, abeto e vitamina E) e água de uva bio para uma ação protetora, anti-idade, antioxidante, calmante e suavizante. Um prazer de usar e um bronzeado protegido.

Maquilhagem:

Este ano dei muita atenção à pele, pelo que as novidades de maquilhagem que mais me entusiasmaram vão no sentido de completarem os cuidados dermocosméticos e proporcionar o acabamento perfeito para uma pele natural e sem imperfeições.

Perfecteur TEINT Express da Eisenberg (exclusivo Perfumes & Companhia) – primer do género Poreminimizer da Benefit, mas com uma textura silicone mais fina, menos espessa. Amei a utilização e funciona lindamente com a base da marca, mas também com os meus cuidados dermocosméticos e a restante maquilhagem, alisando o grão da pele, preenchendo poros e matificando. Ao óleo de Argão, com propriedades nutritivas, regeneradoras e anti-idade são associados o Lentisco, pela sua ação matificante, e extrato de Uva com propriedades anti-idade. Também contém Vitamina E antioxidante e a Trio-Molecular®. Fórmula que regenera, energiza e oxigena.

Garancia Hallucinogène Soin de Teint Transparent (exclusivo Sephora) – mais que um primer, um substituto da base, muito líquido mas que seca rapidamente criando um filme poroso mate que recria a pele perfeita. Como os meus protectores solares têm um acabamento glossy, este é o produto perfeito para dar uma matificada como remate final do meu look. Este é um cuidado 4 em 1: Sublimador da Tez + Efeito Leve + Anti-Rugas + Antipoluição. Feito com 95% de ingredientes naturais, não contém silicones, parabenos ou fenoxietanol e é formulado sem pigmento colorido para um resultado 100% natural.

Base liquida Miracle Air de Teint da Lâncome – se precisava de usar cor, esta foi a base da minha confiança. Ironia do destino, uma base que apenas descobri este ano, e logo tinha de ser descontinuada, tenho cá uma pontaria! Enfim, enquanto existir, usarei com gosto. Muito líquida, funde-se perfeitamente na minha pele, não acumula nas rídulas e poros, não se prende às zonas secas, e sobretudo, bate lindamente com o meu tom de pele, que muitas vezes tenho dificuldade em alcançar. Também gosto imenso da base Double Wear da Estée Lauder, com maior cobertura, mas é um clássico com décadas que vale a pena ter.

  • A experimentar em 2020, com urgência(!):

Voltar ao AOX Ferulic da Mesoestetic, um antioxidante PERFEITO – Solução concentrada, de rápida absorção, com uma combinação de ácido ascórbico, ácido ferúlico e complexo cell-protect, para uma ação antioxidante, antienvelhecimento, protetora, estimulante e regenerante. Bebi uma embalagem como se fosse a última coca-cola no deserto, tenho outra que vou abrir não tarda.

Ainda da Mesoestetic, finalmente quero experimentar o Protector solar Mineral Matt Anti-Aging Fluid 50+, parece-me que vai ser perfeito – mineral, mate, transparente qb, anti-aging e alta proteção.

Cerave – Estou muito curiosa para experimentar esta marca com produtos estrela de lista de ingredientes muita elementar mas concentrada, em que as ceramidas brilham. Quero sobretudo experimentar o creme de limpeza hidratante e o fluido hidratante com proteção solar, mas quero com SPF 50, não apenas 25 que se encontra em Portugal. Definitivamente vou comprar o creme de olhos, pois tem como segundo ingrediente Niacinamida! De facto, tem uma textura leve, com ceramidas (1, 3, 6-II), ácido hialurónico, MVE, colesterol, fitoesfingosina, niacinamida e extratos marinhos e botânicos, para uma ação hidratante, regeneradora, estimulante, anti-fadiga e suavizante. A pele fica mais suave, macia, confortada e olhar luminoso.

Quero mais ácido hialurónico e Niacinamida, na máscara de noite Hydro Boost da Neutrogena que já tenho em casa à espera de ser usada. Neutrogena Hydro Boost Máscara de Noite tem uma textura em hidrogel, rico em ácido hialurónico, vitamina B3, extrato de algas e argila mineral, para uma ção hidratante, estimulante, iluminadora, anti-irritante, fortificante, refrescante, detox e suavizante. A pele fica intensamente hidratada, macia, revitalizada e suave.

Youth to The People – um exclusivo Sephora, esta marca é das mais sustentáveis e ambientalmente conscientes do mundo, usando no entanto as formulações mais concentradas e activas – originais, pois usa super alimentos e formulações químicas em simultâneo. De facto, a marca combina ciência e alimentos, formulações precisas e personalizadas, numa embalagem que respeita o ambiente.   Sem dúvida a experimentar

Mais da The Ordinary – o ácido hialurónico, o óleo de rosa mosqueta, a vitamina C

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.