Além de cuidar da minha pele e amadurecimento em “bom” através da alimentação e estilo de vida (basta rever a série #21GLOWINGDAYS), é claro que também confio no que ponho directamente no rosto para actuar em cima do acontecimento!

Eu adoro cremes, experimentar texturas e marcas diferentes, cada dia uso o que me parece bem dentro do que tenho aberto. No entanto, para manter a minha pele fresca e retardar os efeitos do envelhecimento, tenho adoptado com muito entusiasmo produtos que contenham algumas substâncias ou ingredientes mágicos que são realmente poderosos. Em resultado, ela tem estado no seu melhor de sempre, com poucas ou nenhumas borbulhas, lisa e com o grão mais afinado. Até os poros parecem estar a diminuir!

As marcas vão variando, mas aqui ficam os ingredientes activos que não dispenso:

1 | Vitamina C – de dia

Além de tomar muita vitamina C na alimentação – logo a abrir com a minha água com limão, continuando nas frutas sazonais e em suplementação, também confio nos benefícios do ácido ascórbico, ou vitamina C, directamente aplicado na minha pele.

A vitamina C ajuda a iluminar visivelmente sua pele, reduzir manchas escuras e, em geral, melhorar a textura da nossa pele! De facto, é utilizada para prevenir o fotoenvelhecimento da pele e estimular a produção de colagéneo, tendo uma ação de firmeza sobre a pele, antioxidante. Combate os radicais livres, previne e retarda o envelhecimento. Além disso, ela atua nos melanócitos, células que guardam a melanina, uniformizando o tom da pele.

Eu gosto de começar a minha rotina da manhã com um shot de vitamina C na pele, ainda antes do sérum. Comecei por usar estas ampolas Clique One C10 com uma concentração de 10% de Vitamina C, entretanto estou a fazer um tratamento de 10 dias (já o estou a esticar por mais dias porque há dias em que não uso e adoro-o!) do Fresh Shot da linha LiftActiv da Vichy. Também tenho muita curiosidade em experimentar estes aqui em baixo, sobretudo o da Kiehl´s e da Clinique.

2 | Ácido Retinóico (e/ou Retinol) – de noite

O ácido retinóico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele, estimulando as células da pele a reproduzirem-se e regenerarem-se.

De início o ácido retinóico era usado apenas como tratamento contra o acne, entretanto chegou-se à conclusão que ele funciona muito bem para corrigir e prevenir os sinais do envelhecimento cutâneo!

De facto, o ácido retinóico é indicado no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura da pele. Já tinha falado sobre ele aqui e constantemente no instagram, já vou usando há uns dois anos.

O que acontece é que a radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colagénio da pele, causando o aparecimento dos habituais sinais de envelhecimento, e o ácido retinóico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colagénio novo.

O Retinol é um subproduto ou uma formulação mais suave do ácido retinóico ou tretinoína e pode ser encontrado em muitos produtos de cosmética, enquanto o ácido retinóico apenas está disponível através de prescrição médica.

Eu uso ácido retinóico recomendado por dermatologista, compro na farmácia o Ketrel por uns míseros 4€ e pouco e é uma maravilha! Como ainda não preciso de uma acção profunda e o produto é forte, uso umas duas a três vezes por semana, em vez do sérum, apenas uma ervilha de creme. Apenas de noite, com hidratante por cima, porque o retinol pode secar a pele e torná-la reactiva. No dia seguinte tenho de usar protector solar, porque a tretinoína é altamente reactiva ao sol e pode manchar a pele! No verão faço uma pausa e apenas uso se estiver mau tempo garantido no dia seguinte.

Aqui ficam algumas opções com Retinol, que se compra em farmácias ou perfumarias online:

3 | SPF

A proteção solar é fundamental para prevenir as manchas da pele, a actuação dos raios solares no envelhecimento e proteger a minha pele da acção do retinol ou da tretinóina aplicada de noite. Tenho usado e recomendo, para uso na cidade, o da Neutrogena (super leve, indicado para peles oleosas!) e também estes aqui abaixo:

4 | Colagénio

Já deu para perceber da conversa anterior que o colagénio é a fonte da eterna juventude: é o elemento (proteína) que o nosso corpo produz à barda enquanto é jovem e dá à nossa pele o ar de bebé, mas que vamos perdendo ao longo dos anos. Encontra-se nos ossos, músculos, pele e tendões, assumindo-se como um dos elementos-chave da saúde e juventude humana, funciona como uma cola das nossas células, conferindo firmeza, elasticidade às mesmas. A nossa produção de colagénio simplesmente começa a descer a pique com a idade e temos de correr atrás!

Há quem o tome em suplemento, mas diz-se que o colagénio não se aguenta assim, tem de ser estimulada a sua produção pelo nosso próprio corpo.

Temos de procurar alimentos que estimulem a produção de colagénio, como a carne, peixe, gelatina, frutos secos ou batata doce, entre outros. Vamos voltar a falar nisto, neste post estamos concentrados em cremes.

Precisamente, além da vitamina C e do retinol (vd. ali em cima) estes cremes abaixo prometem estimular a produção de colagénio. Eu uso o da Mesoestetic quando uso o Ketrel e adoro usar este duo da Collistar (o sérum do link e o creme com colagénio que vinha num pack).

5 | Ácido hialurónico:

Quando a palavra de ordem é hidratação, o ácido hialurónico é o queridinho. O ácido hialurónico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo que está presente em todos os tecidos corporais, especialmente nas articulações, pele e olhos, desempenhando um papel fundamental na hidratação da nossa pele, sendo por isso considerado um excelente produto anti-envelhecimento. Desta forma, para rejuvenescer a pele, pode-se usar ácido hialurónico através de aplicação de cremes, de comprimidos ou mesmo através de injeções na pele.

Eu uso o sérum Novexpert com ácido hialurónico, acompanhado de creme, quando quero um extra de hidratação e nada mais.

Aqui ficam mais algumas sugestões de compra com este boost de hidratação:

Pode ver no Grupo Eu, Mulher do Facebook um vídeo a tentar explicar como uso todos estes ingredientes e produtos.
Vejam aqui um post dedicado apenas às manchas da pele e o uso de peelings glicólicos
Facebook Comments

2 thoughts on “5 INGREDIENTES QUE NÃO DISPENSO PARA TER UMA PELE SAUDÁVEL | #PROJECTO40 #BELEZASEMIDADE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.